Coisas que você deve fazer se foi mandado embora

Ser dispensado de um trabalho nunca é uma situação fácil de ser superada. Confira quais são as 10 coisas que você deve fazer para superar isso e investir nos próximos passos da sua carreira.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é necessário estar preparado para todas as situações, inclusive as mais desagradáveis, como ser mandado embora. Um bom profissional deve ser capaz de superar esse tipo de ocorrência e focar a sua atenção nas novas oportunidades. Aprenda como fazer isso seguindo passos simples que podem ajudá-lo a definir seu novo rumo na carreira.

1. Se desligue da busca por um emprego
Pelo menos nos primeiros dias, procure distrair a cabeça do que acabou de acontecer. Não fique remoendo a culpa por ter sido demitido e tente não pensar no que precisa fazer agora para conseguir um novo emprego. Faça coisas que você gosta, como ir ao cinema, ler um livro ou qualquer atividade que considere relaxante. Procure passar um tempo com pessoas importantes para você, sejam familiares ou amigos.

2. Comece a pensar nas suas próximas opções
Embora essa dica pareça contrária a número 1, é fundamental que você esteja recuperado da decepção antes de começar, para não aceitar qualquer vaga por desespero. Depois de se livrar da frustração de perder seu emprego, comece a olhar para as próximas oportunidades na sua carreira. Não deixe que alguns dias se transformem em semanas e depois meses.

3. Procure novas oportunidades na internet
Use a internet de maneira mais proveitosa do que simplesmente atualizar o seu perfil nas redes sociais e vá em busca de novas oportunidades na internet. Encontre sites especializados na sua área de atuação e busque vagas que pareçam interessantes, faça contatos com pessoas do meio.

4. Pareça profissional
Encare a busca como um verdadeiro emprego, faça com que pareça profissional. Você pode começar com um endereço de e-mail sério e até mesmo criando cartões com o seu contato. Lembre-se que seus próximos passos farão a diferença na sua carreira.

5. Atualize seu currículo
Para muitas pessoas isso pode soar como um trabalho em vão, mas tenha certeza de que a maneira como você dispõe as informações no currículo podem ajudar ou atrapalhar sua busca. Coloque apenas informações úteis para os cargos aos quais está se candidatando e atualize-os com as suas experiências mais recentes e relevantes. 3 dicas para lidar com a demissão

6. Atualize seu perfil no LinkedIn
Se você simplesmente criou uma conta na rede social e a deixou parada, talvez seja o momento certo para reativá-la. Atualize suas informações profissionais, peça recomendações de antigos chefes e colegas de trabalho e estabeleça contato com outros profissionais. Tenha foco durante essa busca para facilitar seu processo de escolha.

7. Explore outras mídias sociais
Não existe uma regra que diga que apenas o LinkedIn vai ajudá-lo a encontrar um emprego. Se usadas da maneira correta, todas as redes sociais poderão ajudá-lo a conquistar o emprego dos seus sonhos. Procure por grandes nomes da indústria no Twitter, no Facebook e até mesmo no Pinterest. Entre em contato com eles, interaja.

8. Invista em roupas profissionais
Uma vez que você está focado na busca por um trabalho, provavelmente passará por muitas entrevistas e processos seletivos. Invista em roupas que deem a você uma aparência profissional e confiável, de maneira que você se sinta mais seguro durante o processo. Claro que você não precisa fugir do seu estilo, mas lembre-se de escolher a roupa certa para a ocasião.

9. Voluntarie seu tempo
Aproveite o tempo livre para participar de um projeto voluntário. Encontre alguma organização com interesses semelhantes aos seus e dedique-se a ajudá-la. Além de ser uma ótima experiência pessoal, trabalhar como voluntário pode agregar valor ao seu currículo.

10. Pesquise empresas
Encontre empresas para as quais você gostaria de trabalhar. Vá além do site da companhia, descubra a cultura da empresa, o momento pelo qual ela passa e então se candidate para uma vaga. Talvez nenhum processo seletivo esteja em andamento, mas mostrar interesse pode fazer com que uma vaga seja aberta especialmente para você.

Fonte: Trabalhando.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu rastro...